Biópsia de Próstata - O que é e como é realizada?
- hugosantos901
- 31 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Muitas dúvidas surgem quando o paciente precisa realizar uma biópsia de próstata. Afinal, quais são as indicações de biópsia de próstata e como ela é feita?

O que é a biópsia da próstata?
A biópsia da próstata é um exame em que são retiradas pequenas amostras da próstata com uma agulha para análise em laboratório de patologia, sob microscópio. Na grande maioria das vezes o objetivo do exame é detectar a presença de câncer na próstata.
O exame traz diversas informações sobre o câncer de próstata do paciente: Grau de agressividade do tumor, extensão da doença e análise de diversos outros fatores prognósticos. É um exame obrigatório antes de se iniciar o tratamento do câncer da próstata, seja o tratamento cirúrgico, com radioterapia ou hormônio/quimioterapia.
Quando a biópsia de próstata está indicada?
A biópsia de próstata está indicada quando se suspeita que o paciente pode ter um câncer de próstata. Geralmente isso acontece quando o exame de PSA do paciente está persistentemente elevado ou quando o urologista detecta algum nódulo suspeito no exame de toque.
Como é feita a biópsia da próstata?
A próstata é um órgão que fica em uma localização de difícil acesso: na parte inferior da pelve masculina. O acesso ideal à próstata é feito através do períneo, região que fica entre o escroto e o ânus, conhecida como via transperineal. Existe também a possibilidade de realizar o exame através do reto (via transretal).
O exame é feito sob sedação e o paciente não vê ou sente dores na hora do exame, assim como ocorre em exames de endoscopia ou colonoscopia. Um aparelho de ultrassom é utilizado para guiar a agulha do médico.
São retirados diversas amostras da próstata, geralmente entre 12 a 20 fragmentos, buscando representar cada região da próstata, sendo todos eles analizados em microscópio.
->Biópsia Transperineal de próstata
A biópsia transperineal da próstata é a via de acesso mais recomendada hoje pelas principais diretrizes mundiais de Urologia. No Brasil já temos diversos centros realizando o exame por essa via, que requer treinamento específico.
Vantagens: Risco praticamente zerado de infecção, menor desconforto após o procedimento e possibilidade de amostrar a região anterior da próstata com mais detalhes.

->Biópsia Transretal da próstata
Atualmente é o tipo de biópsia de próstata mais realizada no Brasil. Possui a vantagem de ter um amplo acesso para usuários de convênio e do SUS.

Existe a possibilidade de haver câncer de próstata e não aparecer na biópsia?
Sim, é possível. Isso acontece quando o nódulo na próstata é pequeno e as amostras aleatórias da próstata falham em retirar um fragmento que contenha a neoplasia.

O que pode ser feito pra aumentar as chances de detectar a doença?
Atualmente as principais diretrizes mundiais de urologia recomendam realizar um exame de ressonância magnética da próstata antes de realizar a biópsia da próstata. Isso permite determinar com precisão onde está a lesão suspeita de câncer e podem ser retirados mais fragmentos da região suspeita para análise.
Os centros mais atualizados em biópsia de próstata possuem um software que faz a "fusão de imagens" do exame de ressonância ao ultrassom usado no momento da biópsia, permitindo fazer uma biópsia precisa e com maior confiabilidade.

Exame de ressonância de próstata demonstrando a lesão suspeita de câncer e guiando a biópsia de próstata: Uma grande conquista da tecnologia!
Tem alguma dúvida sobre biópsia de próstata ou discutir sobre o exame e seus resultados?
O Dr. Hugo Octaviano é urologista e Uro-oncologista formado no Hospital Israelita Albert Einstein. Ele tem experiência no tratamento de milhares de pacientes com câncer de próstata e pode te dar a melhor orientação sobre biópsia de próstata. Trabalha com diversas tecnologias avançadas no tratamento da doença. A consulta com o Dr Hugo Octaviano é uma consulta completa e focada não só na doença mas também no paciente como um todo. Clique no botão do whatsapp ao lado ou envie um e-mail no endereço abaixo para agendar uma consulta.
contato@drhugooctaviano.com.br